Livro x Filme: Insurgente

16:18


Oi todo mundo!!!
Ontem fui na pré-estreia de Insurgente aqui em Brasília e hoje já venho aqui fazer uma colinha pra vocês :P Tem resenha do livro AQUI.
Já comunico que: spoilers pra caramba e o post inteiro!
Bom, o filme ficou BEM diferente da história original contada por Veronica no livro. Se você não tiver feito a leitura e só visto o filme provavelmente ficará perdido no que falarei.

Sobre os personagens:


Tris: Amei a forma como a  Shailene interpretou. No livro você lê a narração da própria personagem então percebe todo o drama interior dela, porém ela mesma te faz entender que as pessoas em sua volta não se dão tão conta disso pelo seu "disfarce". Como no filme a visão em grande parte é externa, você a vê como os outros personagens à estão vendo.

Quatro ou Tobias: Pra mim, ficou muito diferente. Ele muda de comportamento muito rápido de um filme para o outro, em divergente era desconfiado, bravo e mais na dele e em insurgente ele ta super amigável. Sabemos que no livro ele não é tão "bonzinho" assim. Também senti falta da Tris o chamando de Tobias.


Peter: Eu amei ele no filme!!! Não sei se só eu que não imaginava ele tão bem humorado assim, ou foi? Não tive ódio dele, coisa que acontece em grande parte do livro.


Johanna Reyes: Eu não imaginava ela nem um pouco parecida com a atriz. Não me lembro muito de toda a descrição sobre ela mas lembro da cicatriz no rosto que é destacada em várias partes da história, e bom, no filme a cicatriz se tornou apenas risquinhos que passam mega despercebidos.


Uriah e Tori: tiveram muito mais destaque no livro.

Evelyn (Eaton) Johnson: Pra ser sincera eu imaginava uma mulher bem mais velha pra ser a mãe do Quatro. Também não tive ódio dela o que pra mim não foi tão legal... Ela tinha que parecer vilã sabe? sei lá.

Max: Não entendi a necessidade dele no filme já que a cena mais relevante sobre ele foi cortada. (quando ele está sendo usado pela Jeanine, acaba levando um tiro e morre)

Caleb Prior, Marcus Eaton, Jeanine Matthews, Jack Kang, Lynn, Hector, Eric e Chrisina: Achei eles bem parecidos com os personagens no livro.

Sobre a história: 

FILME: Tris, Quatro, Caleb, Peter e Marcus estão refugiados na amizade, logo aparecem audaciosos à comando de Jeanine procurando por divergentes para abrir uma caixa misteriosa. Com a ajudinha de Johanna conseguem fugir, exceto Peter que se junta à audácia/erudição e Marcus.
LIVRO: Tris, Quatro, Caleb, Peter, Marcus estão refugiados na amizade e lá encontram outras pessoas da abnegação, incluindo Susan uma ex-futura namorada de Caleb (foi cortada do filme). Eles ficam alguns dias lá, havendo algumas cenas do casal principal. Tris escuta Marcus conversando com Johanna sobre um segredo pelo qual seus pais morreram. Marcus é confrontado pela divergente mas não sede. Aparecem audaciosos à comando de Jeanine procurando por divergentes e assim eles fogem, exceto Peter e Marcus.

FILME: Ao fugirem da amizade, embarcam de volta no trem da audácia onde encontram alguns sem facção, incluindo Edgar e assim rola uma pequena briga que é encerrada após Quatro revelar seu nome. Logo são levados para a sede dos sem facção onde encontram Evelyn, mãe do Quatro que havia sido dada como morta.
LIVRO: Ao fugirem da amizade, embarcam de volta no trem da audácia onde encontram alguns sem facção, incluindo o ex-inciando da Audácia: Edward (o qual teve o olho esfaqueado por Peter em Divergente, a cena foi gravada porém cortada do filme). Edward os reconhece e os leva para a sede dos sem facção onde encontram Evelyn, mãe do Quatro que havia sido dada como morta.

FILME: Há uma conversa onde Evelyn tenta convence-los à ajuda-la a montar um exército, sem facção junto com a audácia. Caleb decide se juntar à outros membro da abnegação e não continua com sua irmã. Tris e Tobias seguem até a sede da franqueza onde encontram outros membros da audácia incluindo Cristina e Tori. São postos sobre o efeito do soro da verdade onde Quatro admite que iria se tornar um sem facção antes de conhecer sua girlfriend e mudar seus planos, já Tris admite ter matado seu amigo Will (amei, amei, amei a cena, idêntica ao livro ou até um pouco mais dramática pela forma como a Shai interpretou). O segredo deixa Christina bem chateada mas Tobias vai até Tris e a conforta.
LIVRO: Tris escuta uma conversa de Evelyn com Tobias, à qual a mãe tenta convencer o filho à ajuda-la a montar um exército, sem facção junto com a audácia. Caleb e Susan decidem se juntar à outros membros da abnegação. Tris e Tobias seguem até a sede da franqueza onde encontram outros membros da audácia incluindo Cristina. São postos sobre o efeito do soro da verdade onde Quatro admite que iria se tornar um sem facção antes de conhecer a menina e mudar seus planos, já Tris admite ter matado seu amigo Will. O segredo deixa Christina e Tobias bem chateados.

FILME: A franqueza é atacada por membros da audácia que estão à favor da erudição, comandados por Eric e Max (um dos chefes da audácia), injetando em todos que estão pela frente um novo soro de simulação. Tris e Uriah não são afetados por conta da divergência, tentam procurar ajuda mas acabam sendo capturados. Eles atacaram para achar o "divergente chave" da caixa misteriosa e descobrem que Tris é a chave. Tobias com a ajuda de alguns audaciosos toma controle da situação e Eric é morto pelo seu principal inimigo.
LIVRO: A franqueza é atacada por membros da audácia que estão à favor da erudição, comandados por Eric, injetando em todos que estão pela frente um novo soro de simulação. Tris e Uriah não são afetados por conta da divergência, tentam procurar ajuda mas acabam sendo capturados. Eles atacaram para capturar dois divergentes e levá-los até Jeanine, os demais devem ser executados. Tobias com a ajuda de alguns audaciosos toma controle da situação e Eric se torna um prisioneiro da Franqueza. Tori e Zeke (irmão de Uriah, amigão de Tobias mas que também foi cortado) estavam no meio do exército de Jeanine como espiões.

FILME: Max foge e volta à erudição e conta à Jeanine sobre Tris. Ela então controla três pessoas que foram afetadas pelo soro (no caso Christina, Marlene e Hector) para que se suicidem dando o recado de que ela matará mais se caso Tris não for entregue. Tris e Tori conseguem salvar Christina e Hector porém Marlene se mata e Beatrice mais uma vez tem o peso de alguém morto por sua culpa. Tobias a conforta mas mesmo assim a garota sai escondida para se entregar.
LIVRO: O líder da franqueza, Jack Kang, faz uma reunião secreta com Max que agora trabalha para Jeanine. Tris, Tobias, Lynn e Shauna (também foi cortada do filme) estão escondidos ouvindo a conversa. Max exige que devolvam Eric e que façam uma lista de todos os divergentes que estão no meio deles. Tris percebe que ele está sendo comandado por um fone de ouvido, conclui que Jeanine deve está por perto mas antes que possa fazer algo Lynn atira e mata Max. Um tiroteio começa e eles procuram pela líder da erudição, porém à muitos guardas em volta dela e um deles é Peter o qual facilita para que fujam. Shauna é atingida nas costas e fica paraplégica. Quatro briga com Tris dizendo que ela está sendo muito irresponsável. Tori, Quatro e Harrison são eleitos líderes da audácia. O julgamento de Eric chega e ele é condenado por traição e o seu desejo é que Quatro o mate (meio que zombando), e assim é feito. Quatro revela à Tris que um dos seus medos mudou, ao invés de matar um inocente agora ele assiste Tris morrer. Quatro faz um acordo com sua mãe para derrubarem a Erudição. Jeanine controla duas pessoas que foram afetadas pelo soro (Hector e Marlene) para que se suicidem dando o recado de que ela matará mais se caso os divergentes não forem entregues. Christina e Tris conseguem salvar Hector mas Marlene se mata e Beatrice mais uma vez tem o peso de alguém morto por sua culpa. As amigas fazem as pazes, Christina perdoa a amiga sobre a morte de Will sabendo que ela não teve escolha. Tris sai escondida para se entregar.

FILME: Tris então é colocada para enfrentar as simulações e abrir a caixa misteriosa, consegue concluir todas exceto a da amizade. Ela se surpreende após ver que seu irmão a traiu e está ajudando Jeanine podendo até mata-la. Quatro também é preso após tentar salvar sua namorada e quando ambos se veem entram em desespero. Peter, que no caso é um dos seguranças, injeta o soro trocado em Tris fazendo ela apenas parecer que está morta quando enfrenta a simulação final. Logo os três acabam controlando a situação, se salvando e abrindo a caixa misteriosa. A última simulação no entanto é a qual Tris enfrenta ela mesma, e então descobre quem realmente ela é. Dentro da caixa há uma mensagem, um vídeo a qual uma mulher revela que a cidade é um experimento para salvar a humanidade e que se algum divergente conseguiu liberar a mensagem é por que estão prontos para se juntar ao resto do mundo novamente. Evelyn mata Jeanine. (HÃ?)
LIVRO: Tris então é feita de cobaia à um novo soro, este que deve ser concluído para controlar os divergentes. Ela se surpreende após ver que seu irmão à traiu e está ajudando Jeanine podendo até mata-la. Quatro também é preso após tentar salvar sua namorada e quando ambos se veem entram em desespero. Após vários testes Jeanine então desiste da divergente e anuncia que no dia seguinte à matará. Peter, que no caso é um dos seguranças, injeta o soro trocado em Tris fazendo ela apenas parecer que está morta (ele tinha combinado isso com o Quatro). Logo os três se encontram e fogem rumo à Abnegação onde a Audácia está reunida. Tris decide então dar uma voltinha pelo setor e encontra Marcus que à convence de que seus pais morreram por um segredo, este que está com Jeanine e que eles precisam buscá-lo. Escondidos de todos (pois estão no meio de pessoas à favor de Evelyn), eles dois e Christina vão até a amizade para comunicar Johanna. A líder da amizade faz então uma reunião com o resto da facção enquanto os três falam com refugiados da Erudição, incluindo Cara (irmã de Will, outra cortada do filme), para que os ajudem a descobrir o segredo e transmiti-lo à todos da cidade. Agora com ajuda, vão rumo à sede da Erudição e tentam achar o computador que está com o tal segredo. Lá esbarram com Edward, ou seja, os sem facção estão invadindo o prédio também. Apenas Marcus e Tris conseguem continuar, encontram um cruzamento e então se separam. Tris entra em uma sala e precisa enfrentar uma simulação que no entanto é ela mesma. Após concluir esse obstáculo consegue entrar no laboratório onde encontra Tori gritando sobre seu irmão e apontando uma arma para Jeanine. Tris desarma Tori e antes que consiga contá-la sobre o segredo... Jeanine é esfaqueada na barrida por Tori, ou seja, morta. Tris é acusada de traidora mas se reconcilia com Quatro assim que ele entra na sala. Logo o segredo é revelado: um vídeo de uma mulher chamada Edith Prior que os conta que a cidade é um experimento para salvar a humanidade e que quando começarem a aparecer os divergente é o sinal de que a amizade deve abrir as portas da cerca para que eles se juntem ao resto do mundo novamente.

O que achei:
Achei o filme bem legal apesar de tamanha mudança. Você tem que assistir sem pensar no livro, sabe? Algumas mudanças na minha opinião foram bem desnecessárias, como a Evelyn matando a Jeanine e a parte onde as pessoas estão saindo felizes da vida pela cerca, pois isso provavelmente afetará o começo de Convergente já o fazendo ser diferente do livro. Gostei da idéia da caixa, fez um suspense diferente. Amei a forma como a Tris foi apresentada no filme, sérioooo.
PS: Vocês conseguiram achar a Veronica Roth no filme? Eu não achei </3 Na próxima vez que assistir vou procurar com mais cuidado hahaha


Espero que tenha gostado do post! Não esqueça de seguir e curtir minhas redes sociais Facebook | Instagram.


Talvez você goste desses aqui também

0 comentários