Escola em Portugal

11:40

    Oi gente, como vocês estão? Hoje resolvi postar algo sobre algumas coisinhas relacionadas à escola aqui em Portugal em comparação com o Brasil, já que, finalmente, terminei!!!!


    Primeiro de tudo: não se diz "ensino médio" e sim "secundário" e não fui para o "terceiro ano" mas sim para o "décimo segundo" hahahaha.  Fiz muita confusão no começo e quando vou conversar com meus amigos do Brasil, sempre me embaralho toda.

    Segundo: o ano letivo não é separado em bimestres mas sim em períodos e além disso são três, divididos em uns dois meses mais ou menos. As aulas só começam em setembro e terminam lá para junho, simmmmm isso é muito estranho hahaha. Ou seja, é quase como se eu tivesse atrasada 6 meses em relação aos amigos bruzucas.

    Terceiro: Quando você começa o ensino médio não tem aquelas 1000 matérias para estudar, mas é preciso que você escolha um "caminho" para seguir. Eu por exemplo fui para a turma de humanas (humanidades) e dei tchau ao meu pesadelo, mais conhecido como Química hahahaha. Isto é bom e ruim ao mesmo tempo, pois enquanto você se liberta das matérias com as quais não se identifica, precisa estudar o dobro de conteúdo nas matérias que irá cursar. O meu problema estava em ter que fazer provas de história sem ter tido 50% dos assuntos tratados, resumindo: me ferrei. Mas no final, consegui.

    Quarta coisa: No começo você leva um empurrão que te derruba no chão, depois um abraço e um beijinho no machucado hahahaha Como eu já disse aqui no blog, minha primeira semana de aula foi a pior semana de aula da vida. Provavelmente nem quando eu fui bebê para a escola pela primeira vez eu me senti tão perdida. Acredito que o fato de eu ter me assustado (bastante) com as diferenças logo no início, tenha feito eu ficar um tanto travada, mas aí, mudei de turma e o rio começou a me levar. Nada é super rápido e as mil maravilhas, mas é bom quando uma coisinha ou outra já se resumem como boas.

    Quinta: Tenho que dizer sobre a estrutura do colégio pois é surreal o tamanho daquilo. Gente, eu jurava que meu colégio no Brasil era grande, porém esse superou, é gigante. E se no outro já rolava aquele lance de "só vi essa pessoa uma ou duas vezes na escola", nessa é mais do tipo "nunca verei todo mundo" hahahaha

    Sexta: A gente nunca imagina que pedirá para usar uniforme de escola, mas meu bem, eu sou doida para usar uniforme de novo. Tudo bem que 99% dos uniformes de colegial são horríveis, mas galera, alô, assim fica todo mundo horrível junto. Aqui o que acontece é que é preciso todo um raciocínio as 6:30 da manhã para saber que roupa vou usar ou perco o tempo do meu filme de noite para arrumar a roupa do dia seguinte hahahaha E se você está horrívelmente ridícula, senta e chora pois as outras pessoas provavelmente não estarão como você hahahaha

    Sétima: a entrada nas aulas é as 8:15 da manhã!!!!!!!!!!!!! Fala sério, uma hora mais tarde do que as minhas aulas no BR começavam. Só que, como nem tudo são flores, eu acordo no mesmo horário pois agora não tenho ninguém para me levar, daí que preciso utilizar o transporte público. O bom é que posso ir escutando música no celular hahaha

    Oitava: 3 férias por ano!!!!! Essa foi a melhor notícia que poderia receber hahahaha Temos praticamente três meses de férias no verão, que no caso é no meio do ano, mas que é o início do ano letivo. Depois temos uma de duas semanas no natal/ano novo e mais uma de duas semanas na época da páscoa. Se juntássemos os dias das férias daqui e os do Brasil, veríamos que a daqui é bem maior. Porémmmm aqui são pouquíssimos os feriados, pelo menos os que não temos aulas.

    Nona: Na escola onde estou não possui gincana, o que na minha antiga escola era um evento super importante. Era quase um arranca braços naquele lugar, mas era sem dúvida um dos melhores dias com a nossa classe. Outra coisa é a feira de ciência, que no local que estudo é mais um evento que não rola.
              O que existe aqui é só uma espécie de grêmio estudantil, toda a propaganda e votação de série americana.

    Décima: não estou me lembrando de mais nada, mas queria que o post tivesse dez pontos para ficar mais bonitinho hahahaha

    Se quiserem fazer alguma perguntinha deixem aqui nos comentário :) Não esqueçam de me seguir no  Instagram e de curtir a página do blog lá no Facebook. Beijinhos.

Talvez você goste desses aqui também

0 comentários