Estante de Livros | O Capítulo de Julian - R.J.Palacio

19:53



Olá pessoal, tudo bem?

       Quem já lê o blog a um tempinho ou, por acaso, esses dias andou olhando as postagens antigas,  provavelmente sabe que um dos meus livros favoritos é  o "Extraordinário" da R.J. Palacio. Não sei porquê, mas  só agora resolvi ler as continuações dele e vim contar pra vocês sobre o "O Capítulo de Julian".
       Pra você que está aí boiando ou apenas se esqueceu,  "Extraordinario" conta a história do menino Auggie.  Este que possui deficiencias fisicas bem graves e  notórias e que acabam por dificultar bastante sua vida.  Ele sempre estudou em casa por conta da sua situação  (isso é possível nos EUA), até que, quando está prestes a  cursar o seu quinto ano, sua mãe decide que está na hora  dele ir para uma escola tentar ter contato com  mais pessoas e ter um dia-a-dia normal das crianças da  sua idade. Já imaginamos que não vai ser bem assim,  né? Ele sofre bastante logo de início e em grande parte  por conta do Julian, um menino que está sempre a  implicar, zombar e difamar o menino novato.
      O primeiro livro é dividido por 4 narrativas em primeira  pessoa, de quatro personagens diferentes da história. Porém, o Julian não possui o seu próprio capítulo e acabamos não sabendo o seu ponto de vista nas ocasiões citadas. Daí que a autora resolver escrever "O Capítulo de Julian" e acabar com a nossa curiosidade.



    "O Capítulo de Julian" é dividido em duas partes, o ano em que estudou com o Auggie e depois, quando já não convivia com ele. Eu amei o livro e li em um piscar de olhos. Metade do livro você passa querendo dar uma boa bronca no menino, mas depois você vê uma reviravolta e dá graças à Deus hahahaha. Não posso contar muito sobre ele, pois seria mesmo descrever o livro inteirinho. Se você está preocupado em não lembrar exatamente do que aconteceu entre os dois no primeiro livro, não se preocupe pois este faz um breve resumo sobre as situações e fica bem fácil relembrar.
    Uma coisa que eu adoro nessa história toda são as mensagens mais que inspiradoras que ela passa. Com Julian descobrimos como podemos ser falhos, mas também de como podemos aproveitar o tempo e oportunidades que temos pra dar um jeitinho de concertar as coisas ou no mínimo tomarmos consciência e assumirmos nossos erros.

“Você sabe que as coisas que fez não estavam certas. Mas isso não significa que você não seja capaz de fazer o que é certo."

“Um novo começo nos dá a chance de refletir sobre o passado, pesar as coisas que fizemos e aplicar aquilo que aprendemos com isso em nosso novo caminho. Se não examinarmos o passado, não aprendemos com ele.”

"Será que Auggie se lembraria de mim daqui a setenta anos? Ainda se lembraria das coisas cruéis de que eu havia chamado?"

“— Sabem — disse o Sr. Buzanfa —, uma das coisas que se aprende quando se chega a minha idade é que às vezes uma situação nova surge, e você não tem ideia do que fazer. Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil.” *

    Espero que tenham gostado, muitos beijinhos! Não esqueçam de curtir e de me seguir nas redes sociais Facebook | Instagram.

Talvez você goste desses aqui também

14 comentários

  1. Ainda não o li, mas sou apaixonada pela capa. Achei maravilhoso poder saber um pouquinho aqui no seu post e blog.

    Abraços, www.escritoraentre4paredes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu adoro tag de livros, esse eu ainda não tive oportunidade de ler, mais parece ser bem legal! Adorei conhecer seu blog, parabéns!!

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!! Eu também adoro tag de livros, confesso que é o que eu mais amo ler nos blogs. Obrigada!!! Já vou dar uma passadinha no seu blog também Robson!

      Excluir
  3. Não li ainda o primeiro livro (e fiquei com vergonha de admitir isso agora, porque você disse que é seu favorito e tudo), mas fiquei bem tentada, ainda mais agora com essa continuação. Achei bem interessante a autora se preocupar com o menino que não tinha tido um capítulo antes sob seu ponto de vista.
    Gostei bastante das partes do livro que comentou ali, então acho mesmo que deveria dar uma chance.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bi, acho mesmo que você deveria dar uma chance pra essa história. Prometo que não vai se arrepender!!!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Terminei o primeiro livro há algumas semanas e achei super fofo, leve e com boas lições. Nem sabia que existia essa continuação com a visão do Julian, que legal! Parece ser muito bom também.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso, não é?
      Super indico "O Capítulo de Julian"! Ele é no mesmo estilo do outro livro e bem curtinho.

      Beijinhos Bia

      Excluir
  5. Esse livro parece ser muito legal! ♥
    Adorei!

    Beijos,
    Borboletas do Campo <3

    ResponderExcluir
  6. Olá, dona Let!!
    Extraordinário é demais, né? Não me aguento com essa história ushahua Mas eu estou muito curiosa para ler esse livro, ainda mais por ser do Julian. Ele sempre aprontando :'(
    O que eu mais gosto realmente são as reflexões também. Tenho várias delas anotadas, e adorei as que você marcou!
    Mais ansiosa para ler, hahaha
    Adorei a resenha, gringa <3
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!!! Saudades de tu, tatu! Eu tenho várias das frases anotadas em cadernos também hahaahah Super acho que você deveria ler esse livro também!

      Beijitos

      Excluir
  7. Não sabia que o Extraordinário tinha essa continuação! Eu ainda não li nenhum, mas já fiquei com vontade de ler todos eles haha Adorei as frases <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, se eu fosse você iria começar a leitura hoje mesmo hahahaha

      Beijinhos

      Excluir