Estante de livros | Extraordinário - J.R. Palacio

17:47

     


     Oi pessoal!!! Tudo bem?
     O livro da vez é o "Extraordinário" e é sem dúvidas um dos meus livros favoritos! Sei que vire mexe falo isso sobre o que posto aqui no blog mas acreditem, são mesmo. Infelizmente fiz a leitura por pdf porém, com toda certeza do mundo, estou louca para te-lo materializado. Poder grifar e marcar todas as partes e frases maravilhosas que o preenchem. Emocionante, sensível, delicado, engraçado, inspirador e extraordinário!
     Nele você conhece o Auggie, que sofre de uma síndrome genética que o deixou com deformações faciais. O menino sempre foi educado pela mãe em casa mas agora que já tem seus 10 anos e está prestes a entrar para o quinto ano, precisa enfrentar uma nova etapa de sua vida: frequentar uma escola. Claro que ele não fica muito feliz ao saber disso, até por que se já é complicado para pessoas com rostos "normais" imagina para ele que é tão diferente das outras crianças. E é nesse episódio que grande parte do livro está focado.
    Faz a gente parar e pensar muito sobre o que andamos colocando como prioridade. Como "classificamos" as pessoas a partir de suas aparências. Como definimos o que é belo. Detalhes visuais importam mais do que o que há por dentro? A nossa vida é realmente tão difícil assim? Mas calma! O clima não é pesado o tempo todo, muito pelo contrário. Auggie é afinal de contas, apenas uma criança. Com pensamentos e gostos de meninos da sua idade.
    Uma coisa que eu amo é quando o livro te proporciona narrações de diferentes personagens, e esse faz isso. Ora é narrado por Auggie, ora por sua irmã Via, por sua amiga Summer, pelo Jack, pelo namorado da sua irmã (o Justin) e pela Miranda. Assim podemos ver como outras pessoas pensam sobre esse drama e o que sentem. Na troca de cada narração é citada alguma frase ou trecho de outro escritor, nem preciso dizer que amei ver um dos meus trechos preferidos lá né? "Agora, esse é o meu segredo. É muito simples. Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos" do Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Principe.



    Algumas frases e algumas citações do livro:

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." *
"Eu estava tão nervoso que, em vez de frio, eu estava com um polo norte inteiro na barriga!"
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." *
"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós." *
"Vamos criar uma nova regra de vida... sempre ser um pouco mais gentil que o necessário." *
"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força."
"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração." *
"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida." *
"Não sei se nós três nos encontramos porque éramos muito parecidas em vários aspectos ou se nos tornamos parecidas por termos nos encontrado." *.
"Seus feitos são seus monumentos."
"Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito" 
"Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam umas das outras."
"Mas a melhor maneira de medir o quanto vocês cresceram não é por centímetros, nem por quantas voltas conseguem dar na pista, ou mesmo por sua média de notas, embora essas coisas, sem dúvidas, sejam importantes. A melhor medida é o que vocês fizeram com seu tempo, como escolheram passar os dias e quem cativaram. Para mim, essa é a melhor medida do sucesso."
"Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo." *
"Se você consegue passar pelo ensino fundamental sem ferir os sentimentos de ninguém, isso é muito maneiro."
"Ela sorriu, e seu sorriso foi como um abraço." *
"É engraçado como as vezes nos preocupamos tanto com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante." *
"Às vezes magoamos as pessoas sem querer, entende?"
“Sabe, isso é o que mais gosto em você. Parece que posso lhe contar qualquer coisa.” *
“Às vezes acho que minha cabeça é tão grande porque é muito cheia de sonhos.” 
     Foram muitos trechos dessa vez né? Olha que nem foram todos os que eu queria :P
Espero que tenha gostado :) Não esqueça de curtir e seguir minhas rede sociais: Facebook | Instagram

Talvez você goste desses aqui também

4 comentários

  1. Olá!
    Adorei sua resenha. O livro parece ser ótimo sempre escuto coisas boas sobre ele. Espero poder ler em breve,
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "Algumas frases" aí você resolve colocar o livro inteiro porque é tudo muito perfeito!
    Simplesmente amo esse livro, e dá vontade de grifar tudo.
    Arrasou muahuaha <3

    Beijos,
    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! Fui colocando as frases e quando vi já estava desse tamanho todo, tive que me conter hahahahaa
      Bjinhos

      Excluir